terça-feira, 10 de janeiro de 2012

USAR OU NÃO USAR O RTP EIS A QUESTÃO


 Há muito tempo se despreza projetos que se utilizam os recursos oferecidos pelos programas RPG Makers, mas vamos falar primeiro porque isso acontece e depois uma salva sobre ponderar sobre o assunto.

 No mundo dos jogos existe uma procura por novidades visual gráfica cada vez maior, mas ainda existem os verdadeiros adoradores do 2D, porém nesta "casca" de apreciadores do estilo ainda se encontra uma subdivisão nos gráficos de RPG Maker, o tão odiado RTP.

 O uso dele criou um tabu de grau de qualidade entre os fãs e gera medo de usá-lo na hora de seus projetos ou de escolher um título para jogar. No entanto sabemos que no RPG o mais importante é a trama sendo o visual um complemento o que para muitos não confere. É claro que existem projetos a torto e a direita por aí usando o RTP de forma muito desleixada, pobre e mal distribuída neste caso à culpa não foi do material e sim do editor. Também existem projetos que não usam RTP e fazem um verdadeiro misto de estilos em um jogo só deixando o visual carregado e desnecessário.

 Para muitos o RTP é apenas uma amostra inicial e genérica, para outros é uma forma de usar a criatividade, imaginação como quiser, e agora usamos ou não usamos o famigerado? Penso que o criador deve conhecer as peças que já venha no programa afinal tem sim coisas belas criadas pela Enterbrain, mas será que encaixa com o estilo de história que irá contar? Não adianta também usar o primeiro char herói e nome de Alex por que isso de cara irá afastar o público já cansado de seus clones mundo a fora. Outrora usar a estética medieval para ficção científica futurística não vai convencer. Então chegamos à conclusão que você deve analisar bem a sua história antes dos gráficos e ser coerentes e atentos aos detalhes sim, figurinos, cenários, ambientes, trilhas e não apenas definir se vai simplesmente colocar aquela árvore "arrancada" (ripada) de um campo de um jogo "final fantasioso" e não saber onde colocá-lo.

 O capricho nessa hora é obrigatório para chamar a tensão independente do que vai usar se for uma floresta faça uma floresta não apenas distribua árvores, se for um castelo faça ser um castelo e não apenas um cômodo com cadeiras, tente impressionar, mas sem exagerar o público não é tolo! O mundo é feito por pequenos detalhes porque seu jogo seria diferente...

3 comentários:

  1. Estou gostando do blog, merece um grande apoio. Seus textos estão bem produzidos, bastante opinativos mas mantendo o gênero informativo. Parabéns, gostei do post, fala muita coisa importante ;)

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo apoio, espero melhorar ainda mais com o passar do tempo... Essa matéria foi criada por um membro de minha equipe o TulioKuran ele é muito bom em fazer matérias!

    Até!

    ResponderExcluir