quarta-feira, 14 de março de 2012

ENTREVISTA COM KHAS ARCTHUNDER


 Galera Maker que é antenada aqui no blog, venho trazer para vocês um conteúdo exclusivo, pois eu "SuperJogosDBZ" entrevistei um dos maiores criadores de scripts da atualidade o grande "Khas Arcthunder". As perguntas são focadas na atualidade Maker como a mais nova linguagem do RPG Maker VX Ace, o RGSS3 e um pouco da história dessa grande Engine.

 SuperJogosDBZ pergunta: Para minha primeira pergunta gostaria de saber qual a origem do seu nickname?

 Khas Arcthunder responde: Bom, essa história muitas pessoas já conhecem. Meu primeiro nick foi Kbça (sim, abreviação de "cabeça"), pois o professor de informática da 5ª série chamava todo mundo assim, e então me surgiu a ideia de usar o apelido nos fóruns. Depois que a brincadeira no Maker ficou legal, eu quis atravessar as barreiras do português e levar meu conteúdo para as comunidades do mundo inteiro. Porém, "kbça" não faz sentido algum em inglês, então vi a necessidade de escolher um novo nickname. Resolvi inventar algo com “K”, “A” e “H”, mas nessa ordem ficava meio feminino. Então resolvi inverter e acrescentar um “S” e ficou assim: Khas. Já o “Arcthunder” vem de um ataque com nome legal do Fire Emblem, achei que ficaria mais elegante: Khas Arcthunder.

 SuperJogosDBZ pergunta: Como todos já sabem você é bastante conhecido por ser o criador de dezenas de scripts principalmente em RGSS3 [RMVXAce], onde você também se deu ao trabalho de criar excelentes vídeo aulas que estão disponibilizadas em seu blog, gostaria de saber como se originou essa incrível carreira Maker?

 Khas Arcthunder responde: Tudo começou em 2008, quando eu estava na fila do mercado, esperando para pagar as compras. Sabem aquelas revistas que ficam ao lado do caixa? Havia uma que me chamou a atenção, estava escrito na capa: "RPG Maker XP – Crie seus próprios games!". Eu, que sempre gostei de inventar coisas, comprei a tal revista. Nos dias seguintes, fiz algumas brincadeiras com o programa, coisas simples, e achei interessante. Depois de uma pesquisa na internet, encontrei o fórum da RPG Maker Brasil e foi lá que comecei a aprender e postar meus primeiros trabalhos. A propósito, lá eu conheci o RPG Maker VX e abandonei o RMXP.

 SuperJogosDBZ pergunta: Por falar no RMVXAce, gostaria de saber como você avalia essa nova Engine e seus Recursos?

 Khas Arcthunder responde: Nota 11 para o VX Ace. Sempre gostei do VX, achava-o mais bonito e mais fluente que o XP. Porém, como scripter, vi muitas pessoas pedindo para fazer trabalhos para o XP. Diziam algumas vantagens que o XP tinha para tentar me convencer. Agora com o VX Ace, isso mudou. O VXAce é como se fosse um VX turbinado. Por exemplo, gostei muito das funcionalidades de Tags e Regiões, foi com elas que foi possível criar o Awesome Light Effects sem a necessidade de um editor adicional. Ainda, o RGSS3 está mais rápido e com funcionalidades mais bacanas.

 SuperJogosDBZ pergunta: Dentro dessa incrível Engine existe varias áreas para de especializar, gostaria de saber como você se especializou em Script mais especificamente em Ruby?

 Khas Arcthunder responde: A vontade de aprender coisas novas vem da necessidade de romper barreiras. Eu comecei a programar com eventos, era algo muito bacana. Fiz até um sistema de Guitar Hero utilizando somente eventos! Porém, um dia eu tive uma ideia para fazer um ABS (Action Battle System), e o algoritmo deste envolvia a utilização do ID do evento em que o comando estava sendo chamado. Ora, esse comando não existe nos eventos. Foi aí que veio a necessidade de quebrar essa barreira e aprender RGSS2. Surgiu então a primeira versão do Sapphire Action System.
 Ciente do poder do RGSS2 eu comecei a estudar. Baixei e imprimi umas três apostilas, onde a maioria era sobre a primeira versão do RGSS. Foram horas e dias estudando, lendo e relendo aquele material, e eventualmente, rabiscando pseudocódigo. Além disso, pegava o código dos outros e ficava olhando, tentando entender. A chave para aprender foi essa: estudo e prática. No começo, era difícil e pouca coisa fazia sentido, às vezes até batia o desânimo. Mas a prática construiu o domínio da ferramenta, e este foi fundamental para construir coisas cada vez mais complexas.

 SuperJogosDBZ pergunta: E como você avalia o RGSS3 do RMVXAce, que usa o Ruby 1.9?

 Khas Arcthunder responde: Está aí um assunto polêmico! Há muita discussão em torno das versões do RGSS, então para fazer uma avaliação, vamos definir uns conceitos. O primeiro deles – que inclusive falo na minha primeira aula –, é a diferença fundamental entre Ruby e RGSS. O RGSS (seja o 1, 2 ou 3) nada mais é que o Ruby somado à uma biblioteca de programação, digamos assim. Já o Ruby é a linguagem em si, ou seja, o método que você usa para programar. Logo, a diferença entre RGSS1, RGSS2 e RGSS3 é mínima.
 Naturalmente, o Ruby passa por evolução, ficando com um desempenho melhor e algumas funções novas. As bibliotecas do RPG Maker também, ganhando alguns detalhes, e perdendo outros. A minha opinião é como de cada Maker: há uma preferência. Eu gosto mais do RPG Maker VX Ace, logo, uso mais o RGSS3. Independente do Maker utilizado, um bom scripter tem essa possibilidade de escolha, pois fica fácil identificar as pequenas diferenças e fazer a portabilidade do seu código. Para quem insiste em uma opinião mais direta: o RGSS3 está com desempenho melhor e está mais atualizado, vale à pena aprender.

5 comentários:

  1. Muito legal essa entrevista, e achei o ABS perfeito pro meu jogo hoje, e por acaso é o Dele, certo que é antigo mas é muito bom, ele é um Ótimo Scripter.

    ResponderExcluir
  2. Khas é o fenomeno nos Scripts!Ele é Super!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opoiado, ele é o cara! Espero que ele sempre continue com seu belo trabalho...

      Excluir