sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

CLICHÊS, E COMO USÁ-LOS A NOSSO FAVOR


 Uma espécie chamada clichê...
 Extinguir essas "espécies" chamadas clichês é impossível, pois a cada coisa inventada pelos "gênios" temos uma forma de reinventar as coisas novas que esses eles criaram. É nessa prerrogativa que teremos uma grande confusão de definir uma obra baseada de uma cópia descarada. A princípio o público não é tolo e com a vasta opção de consumo é fácil fazer assimilação desenfreada pela massa, mas existe fato por trás de cada obra.

 A princesa pode ser mais uma vítima de um bruxo malvado, mas a história pode ser contada de formas iguais, porém com intenções diferentes, até mudando o contexto. A chave poderia ser o contexto, mas este também poderia ser copiado, mas para tirar este termo estranho em mente vamos colocar intenção, pois é ela que dará vida exclusiva ao seu clichê, vulgo história. É neste ponto de vista que devemos enxergar que posso contar uma piada para fazer alguém rir, como posso contar a mesma piada para fazer medo. Tudo muda com a intenção, até mesmo a famosa expressão "de boa intenção o inferno está cheio" troca a visão do benefício possuí-la. O clichê é útil para não cairmos na armadilha da contradição e também para nos atermos ao senso comum. Não são raros em fóruns de RPG Makers projetos criticados como sendo cópias, ou até mesmo ignorados por assimilação fácil. Não adianta ficar aí escrevendo um projeto que tenta fugir do que já foi visto e cair em tramas sem pé e sem cabeça. Também não adiantar copiar aquele herói seu favorito de cabelos amarelados, olhos azuis, e um ninja. O público quer algo novo, mas também quer algo divertido, então pense em como contar uma história com a sua inspiração. Isso mesmo não está enlouquecendo ou querendo escrever um livro de autoajuda para desesperados sem inspiração, não que você seja claro. O foco é fazer você pensar que a sua forma menosprezada por você mesmo de contar histórias pode ser aquelas que o público estava esperando.

 Gregos e Troianos formula secreta para agradá-los!
 Não será neste texto que vai encontrar, até aqui sabemos que é impossível, então comece escrevendo sua trama sem pensar que irá agradar a todos, até os jogos mais famosos existentes foram negativamente criticados e rejeitados. Foque no seu público alvo e esqueça a nova realidade consumista alienada, a não ser que seu foco seja vendas é claro. Prosseguindo com a formula é não ter formulas, pois é dela que temos a origem do clichê medíocre abastecendo-se de ideias já desgastadas. Uma forma rápida de vermos essa equação séria, herói de bom coração, mais vilão querendo destruir o mundo, igual à final feliz. Há quem goste dessa fórmula, seriam eles, seu publico alvo?

 Encerrando sem clichês?
 Vimos que esse texto não falou de nenhuma novidade, mas trata de lembrar a intenção chave para escrever com sinceridade e sem medo! Afinal, nunca se sabe quem pode gostar da sua história do jeito que você escreve. Portanto deixe de lado aquela trama que está dando certo para o seu colega e tente algo ousado, divertido e clichê. O clichê não está na sua história ela é sua história, mas sua intenção não, sua intenção muda o foco das personagens, do início, meio e fim. Muda as concepções e talvez um belo encerramento, tratamos aqui não de como evitar um clichê, por favor, estes textos já existem aos montes nas comunidades. Falo aqui de reinventar sua história ao seu modo, do seu jeito, com sua peculiaridade e no fim fazendo com que seja aplaudido pelo seu publico sem se preocupar com clichê, ou vai me dizer que você também é um clichê?

4 comentários:

  1. bom texto, poxa agora me deu vontade de fazer um game clichê XD

    ResponderExcluir
  2. Pois cuidado usar clichê hoje em dia já é um clichê... Hehehe

    Até!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem,isso sim é uma boa matéria!Não como os outros por aí que fica di-
    zendo que Clichê é "salvar a princesinha do monstro malvado do castelo-de-sei-lá-aonde"!Pois é isso que vem fazendo "ums pessoalzinho hoje em dia"!
    Eles falam:-Olha que jogo clichê!!"Herói bonzinho salva princesa-parte 1"!
    Sendo que ainda nem jogou pra saber se é clichê ou não.E também existe pessoas que fala mal de um jogo e depois fica jogando ele sem parar como um
    viciado!Se bem que...É como diz o ditado,"Quem briga muito é porque gosta".
    Rerererererererere..........:D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! Você tem toda razão. Só porque é clichê não quer dizer que não seja bem feito.

      Excluir