terça-feira, 20 de dezembro de 2011

POR QUE NÓS AMAMOS TANTO O RPG MAKER


 A visão do programa RPG Maker tem mudado muito nos últimos tempos no Brasil, levando em consideração o público que vem se levantando cada dia. O programa teve sua estreia para PCs em 1990 e desde então percorre seu caminho de evolução.

 Mas mais que um mero programa de entretenimento como foi visto no início, o RPG Maker teve sua visão moldada àqueles que realmente queria criar suas obras originais e profissionais. Tudo foi aprimorado com o RPG Maker XP e a vinda dos RGSS, e posteriormente o RGSS2 para o VX, e o RGSS3 vindo por aí na versão VXAce. Sendo esses um sistema de programação por códigos onde se é possível criar qualquer coisa para seu jogo. Mesmo lutando contra os gráficos do momento o RPG Maker se manteve forte usando seu 2D clássico conquistando os fãs dos "rpg da velha escola" mantendo um padrão estético. Salvando exceções de projetos que usam o 3D pré-renderizado em seus jogos. O fato é que o programa tem um poder muito grande de desenvolver o criador em áreas desconhecidas por ele, mesmo trabalhando em grupo. A experiência com o programa desenvolve campos talvez ainda não explorados do usuário, como escrita, organização, dados, matemática, estratégia, arte e muito mais.

 Certamente os pacotes da Entrebrain a meu ver vêm com além de uma ideia inovadora não só realizar os sonhos dos fãs de RPG tirarem suas ideias do papel como também trazer um lado educativo. Há quem critique a empresa por versões não perfeitas e versões para consoles um tanto limitadas. Mas não podemos tirar conclusões que a empresa só pense no lucro, afinal a ferramenta parece mais um programa feito de fã para fã. Realizando sonhos mundo a fora o criador de RPGs não só traz novos talentos até então ocultos como promove a diversão. Pois com a internet hoje os criadores podem publicar suas obras por todos os cantos do mundo. E pra quem já tinha o desejo de ser criador de jogos esse programa certamente oferece todo tipo de opções. Com certeza a visão lá do passado acerca do produto mudou, e está ganhando adeptos fora do Japão. E também com certeza o Brasil está sendo um de seus maiores alvos atualmente.

 Bem esses são os motivos de nos amarmos tanto ele... eu acho.

4 comentários:

  1. Caramba que matéria, muito boa!
    Vou esperar por outras.

    ResponderExcluir
  2. O maior erro da Enterbrain é restringir o RPG Maker. Acho que nem ela mesmo sabe do sucesso que faz ele fora do oriente.

    ResponderExcluir
  3. Que foda! Realizando os sonhos a fora de ter com que os criativos tirem suas ideias do papel *-* è isso ai isso facilita com que nois tbm podemos mostrar nossos talentos!

    ResponderExcluir
  4. Realmente esse TulioKuran falou umas boas verdades, eu apoio cada palavra que ele falou...

    Até!

    ResponderExcluir